Como planejar a obra para ter uma casa fresca
Chama-se isolante térmico a um material ou estrutura que dificulta a dissipação de calor, usado na construção e caracterizado por sua alta resistência térmica.
Estabelece uma barreira à passagem do calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualarem suas temperaturas.
O melhor isolante térmico é o vácuo, mas devido à grande dificuldade para obter-se e manter condições de vácuo, é empregado em muito poucas ocasiões, limitadas em escala.
Na prática se utiliza ar, que graças a sua baixa condutividade térmica e um baixo coeficiente de absorção da radiação, constitui um elemento muito resistente à passagem de calor.
Entretanto, o fenômeno de convecção que se origina nas câmaras de ar aumenta sensivelmente sua capacidade de transferência térmica. Além disso o ar deve estar seco, sem umidade, o que é difícil de conseguir nas câmaras de ar.
Estabelece uma barreira à passagem do calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualarem suas temperaturas.
O isolamento térmico na construção tem três finalidades básicas: Conforto, economia e estabilização das estruturas.
1.1. Conforto. O isolamento térmico proporciona conforto porque mantém estável a temperatura nos ambientes, reduz o aquecimento no verão e o esfriamento no inverno.
1.2. Economia. O isolamento térmico proporciona economia porque permite a redução do tamanho dos equipamentos de ar condicionado e, consequentemente, diminui o consumo de energia elétrica. Nas regiões frias, economiza combustível para o aquecimento.
1.3. Estabilidade das estruturas. Variação dimensional das estruturas depende da natureza do material e é proporcional à temperatura do ambiente. Para se poder avaliar a variações dimensionais é necessário conhecer o coeficiente de dilatação térmica do material, que se expressa em unidade dimensional por grau de temperatura.
3.0. CAMPOS DE APLICAÇÃO PARA CRIAR ISOLAMENTO TÉRMICO.
3.1. Cobertura da construção; fachadas e paredes e teto internamente; câmaras frigoríficas ou recintos climatizados (estufas, saunas, sala de computadores), isolamento de tubulações.
ISOLAMENTO TÉRMICO RESIDENCIAL E EMPRESARIAL.
O
excesso de calor pode matar o ser humano por Hipertermia.
Acontece quando a temperatura do corpo sobe acima de 41 graus célsius.
Nessa condição o cérebro não funciona normalmente, podendo haver lesões como: Sangramento, edema pulmonar, insuficiência renal, alteração da coagulação e tudo isso pode levar uma pessoa ao óbito.
Estresse térmico. O excesso de calor, umidade, vento, ruído, etc., afetam a saúde e o bem-estar do homem. O calor em excesso afeta o desempenho das pessoas, causando inquietação, perda de concentração, etc.
Essas e outras perturbações que ocorrem, muitas vezes, sem que você perceba, causam aquilo que a ciência chama Estresse e depois de certo tempo provocam, nas pessoas, doenças mais complexas, como diabetes, cardiovasculares, respiratórias etc.
Quando as trocas de calor entre o corpo e o meio ambiente são prejudicadas fala-se em estresse térmico. Conforto Térmico. Do ponto de vista físico, confortável é o ambiente cujas condições permitam a manutenção da temperatura interna sem a necessidade de serem acionados os mecanismos termos-reguladores, ou seja, é necessário que o organismo humano se encontre em balanço térmico com o meio ambiente.
O isolamento térmico consiste em proteger as superfícies aquecidas, como a paredes de alvenaria, teto, piso, telhados ou resfriadas, como a parede de um refrigerador, através da aplicação de materiais de baixa condutividade térmica (k). Um grande inconveniente é o sol da tarde ou da manhã provocando um calor intenso nas paredes do seu quarto, sala, escritório, provocando um total desconforto devido o aumento da temperatura ambiental.
Para isolamento Térmico do teto nos envie a Largura x Altura.
Para o Isolamento térmico de paredes nos envie a Altura x Largura x Comprimento.
Clique no link abaixo para ser direcionao ao nosso WhatsApp:
link: https://api.whatsapp.com/send?phone=5521964831235&text=sua%20mensagem