Painel Acústico

user-agent:

Painel acústico/Isolamento acustico

Isolamento sonoro

Cortina acustica

Janela acustica

Isolamento acustico do teto

Isolamento acustico paredes

Porta acustica

 

PAINEL ACÚSTICO:

O QUE É, PARA QUE SERVE E COMO USAR

Já se pegou pensando no que fazer para melhorar a acústica da sua sala?

Nessa hora o painel acústico entra para salvar o dia.

O tratamento acústico ainda é desejado de lado por muita gente. Mas eu te garanto que no dia que você colocar o seu primeiro jogo de painéis, não vai se arrepender.

Painéis acústicos são excelentes para te ajudar a melhorar a qualidade do seu trabalho, simplesmente porque eles te ajudam a entender exatamente o que está saindo dos seus monitores.

Hoje, vamos dar uma olhada em como usar e para que serve um painel acústico.

O que é painel acústico?

O painel acústico é usado para fazer o tratamento acústico de estúdios e home estúdios.

Basicamente, ele é um painel de lã de alta densidade em uma estrutura de madeira, com acabamento em tecido ortofônico.

Os painéis têm como objetivo reduzir o tempo de reverberação e reduzir as reflexões, para que os ouvidos consigam interpretar o que está sendo reproduzido pelos monitores de referência. Imagine meia dúzia de pessoas falando ao mesmo tempo em uma sala de cimento sem nenhum acabamento. Impossível entender se quer uma pessoa, não é?

Os painéis acústicos evitam as reflexões do som em superfícies lisas (como paredes) e evitam que os ouvidos ouçam uma versão atrasada daquele som e confundam tudo!

Como o painel acústico funciona? O painel acústico é um absorvedor de velocidade.

Ele transforma a energia da onda sonora em calor, dissipando-a através de um material de alta densidade (a lã de rocha). Imagine um monitor de áudio.

As ondas médias e agudas são altamente direcionais (ou seja, elas se dissipam pelo ambiente). Logo, se atingirem um objeto reflexivo (como uma parede) vão voltar exatamente de onde vieram.

O painel acústico impede essa reflexão atenuando as ondas e impedimento que elas voltem para a fonte.

Um painel acústico comum é chamado de “broadband”, ou frequência ampla. Isso significa que ele não atua em uma faixa específica (como os Bass traps). Apesar disso, um painel acústico padrão tem sua melhor performance entre 250 Hz e 5 kHz.

Abaixo disso os Bass traps funcionam melhor, e acima disso qualquer objetivo absorve ou difunde a frequência. Como utilizar painéis acústicos?

Como falei anteriormente, o principal uso dos painéis acústicos é nas reflexões.

De forma geral, ele reduz a reverberação dos ambientes, mas vamos olhar mais na prática como utilizá-los.

Para isso, precisamos falar sobre a reflection-free zone. A RFZ é a zona em que está o sweet spot da sala, o ponto onde as frequências são mais equilibradas. Também é lá que fica o ponto ótimo do ouvinte. Onde você vai sentar para mixar e gravar. Reflection-free zone A RFZ é uma zona que não deve ter reflexões.

Para isso, precisamos tratar os pontos de reflexão primária. Aqueles que refletem primeiro o que está saindo dos seus monitores.

Esses pontos são os principais responsáveis pelo flutter echo que acontece em salas pequenas. O flutter echo é um fenômeno onde o seu sistema auditivo recebe dois sinais idênticos, porém atrasados em tempo. Logo, não é possível identificar nenhum deles.

Não há inteligibilidade, porque o sinal está repetido e cada um deles chega ao ouvido em momentos diferentes. Para evitar esse efeito e garantir que o monitoramento é o ideal, posicionamos painéis acústicos nos pontos de reflexão primária para evitá-las! Em seguida, precisamos pensar na resposta de frequência da sala.

Não existe nenhuma sala com “resposta flat”. Esqueça isso! Mas podemos utilizar os painéis acústicos para controlar as reflexões e melhorar a resposta em médios a agudos da sala. Onde colocar painéis acústicos? O principal local é na reflection-free zone. Ela está localizada na linha dos ouvidos (quando sentado na posição de escuta) e também no teto, logo acima de onde você está sentado. Uma boa e velha dica para encontrar esses pontos é pedir que um amigo segure um espelho à frente do corpo e ande pelas paredes laterais. Sempre que você ver o tweeter do monitor de referência, esse será um ponto primário! Além disso, você pode espalhar os painéis acústicos pela sala para controlar a reverberação geral. É uma boa pedida para salas de ensaio! Os principais materiais para fazer painéis acústicos Não existe muito segredo ao montar um painel acústico. Você vai precisar de: o Lã de Rocha de alta densidade (32 Kg/m3 já é suficiente); o MDF para o fechamento traseiro; o Pinus ou outra madeira bruta para a estrutura; o Tecido ortofônico para o revestimento (eu gosto do Oxford. Bom, bonito.Pregos e parafusos; o Grampos para prender o tecido. 

Reduz os agudos e, a reverberação ambiental abafando ainda os ruídos, o som, locais de alta conversação.

Fabricação por encomenda. Especificação: Estrutura: M D F 10 mm, lã de rocha 50 mm, revestido em tecido.

Fabricamos nas seguintes dimensões: Painéis com 60 cm x 1,20 m ou 60 x 60 cm, quadro nas dimensões de 50 cm de espessura.   

Painéis para teto e paredes.

Características:

Alta freqüência de absorção acústica, bom efeito na absorção de baixa, médio, decorativa e fácil de instalar, não poluído por poeira, Vários tipos de revestimentos e cores para sua escolha.

Aplicação: Bares, Restaurantes, Teatros, Escolas, Salas de Aula, Estúdio de gravação, Estação de televisão, Salão de música, Auditório, Estádio, Grande cidade de entretenimento, Hotel, Museu, Biblioteca, Bancos, os Tribunais, Multi - função de salão, Salas de reunião, Escritório de negócios, Salas de TV e som outros locais públicos para a melhoria do ambiente.


Contato: (21) 4108-0566 WhatsApp (21) 96483-1235

Clique no link abaixo para ser direcionado ao nosso WhatsApp:

http://bit.ly/2Pv4MXB